sábado, 29 de outubro de 2011

O Episódio do novo Partido (ou: tudo acontece no Feudo de Araraquara)


O Partido AFEganistão!

 tava lá a faixa quietinha e inofensiva


conhecido como OPA! ...

...tudo aconteceu na última mobilização de cidadãos e cidadãs que buscam respostas e soluções para diversos problemas que estão chegando aos olhos e ouvidos da População Araraquarense... O Partido AFEganistão ainda não existe, mas já é visto como de ultra esquerda por autoridades e coibido pelo governo ditador do Barbieri e de muitos de seus asseclas... vejam o absurdo:

 várias pessoas de partidos e da sociedade
o Pedrinho mandando sentimento nas falas

     Durante a mobilização proposta na Cidade em defesa do DAAE, - a autarquia pública que foi abocanhada pelo governo Barbieri na tentativa desesperada de amenizar os rombos já causados aos cofres públicos – uma moçada muito simpática e educada da Torcida Organizada AFEganistão, que torce e defende a Ferroviária, participava da tranquila e respeitosa manifestação no Paço Municipal hoje pela manhã. Penduraram, sem causar nenhum problema, uma faixa da Torcida. Enquanto eu conversava com eles sobre a (A)FUNDESPORTE e outras coisas, um segurança da terceirizada da Prefeitura (GOCIL) chegou de forma muito educada e solicitou que a faixa fosse retirada. Todos estranharam e questionaram o motivo. Segundo ele estavam dando esta ordem. Supostamente haveria sido uma pessoa do alto escalão do (des)governo Barbieri que estaria dando a ordem. Um Secretário do Governo. Enquanto o segurança conversava tranquilo e paciente escutando nossas argumentações, dois guardas municipais chegaram já com um tom mais intimidador. Até conheço um deles e abri um sorriso, estendi a mão para cumprimenta-lo e comentei: “Poxa “Guarda 1”, deixa os meninos deixarem a faixa deles aí. Não tá atrapalhando em nada. Qual seria a Lei pra eles tirarem a faixa. O outro Guarda, que não conhecia, foi mais autoritário e mencionou uma tal Lei do Patrimônio Público... disse que aquele mastro não era meu para eu pendurar a minha bandeira lá. Eu disse: “Esta bandeira não é minha”. Ele respondeu: “Do seu Partido!” Aí percebi que era politicagem... Respondi: é uma faixa da torcida da Ferroviária... Disseram que era desrespeito à Bandeira Nacional, porém ela não estava no mastro... Quando perguntei novamente sobre a origem da ordem... não quiseram confirmar ... questionei se seria desrespeito ao patrimônio público que jovens de Araraquara pendurassem uma faixa da Torcida da Ferroviária e, infelizmente, não teve conversa...todos achamos melhor retirar a faixa, mas não tem cabimento este absurdo...vai contra a liberdade de expressão, contra a Ferroviária, contra jovens desta Cidade, contra a democracia, contra a lógica e o bom senso...

Várias pessoas puderam falar ao microfone
e a faixa lá ... quietinha só que na mão dos torcedores
... respeito muito a autoridade e o trabalho da Guarda Municipal de Araraquara, admiro o bom trabalho de vários GCMs que conheço, admiro a coragem que tiveram de manter até a última consequência a mais longa greve da história dos Servidores Municipais, mas a postura dos Guardas que foram intimidar o pessoal da Torcida e a mim foi muito ruim. Não havia motivo nenhum para aquilo, exceto a ordem autoritária deste governo de ditadores. Entendo que foram ordens, mas discordo totalmente. Quero repetir que o segurança da terceirizada foi cordial e muito profissional. Lamento o posicionamento dos guardas que foram ao local. E saliento a educação do pessoal da Torcida AFEganistão, que levaram tudo de forma muito calma e pacífica, como devem ser as manifestações.

Para evitar problemas, os jovens e conscientes torcedores
seguraram a faixa até o fim da manifestação
     Espero que o pessoal da torcida da Ferroviária manifeste sim sua luta em defesa do esporte e do time pelo qual eles torcem. Como conversei com o pessoal que estava por lá, temos que unir os movimentos em defesa do esporte, da saúde, do meio ambiente, dos direitos trabalhistas, da liberdade de expressão e pensamento... temos que unir movimentos em defesa de Araraquara... 

O Marcão soltando o veneno com muita consciência
CHEGA DE ARBITRARIEDADES E FALTA DE RESPEITO NA GESTÃO DA MÁQUINA PÚBLICA!

     Quero mais uma vez frisar que não há culpa por parte dos guardas ou do segurança, mas há muito pouco de bom no coração de quem dá tais ordens visando criar conflitos ou impor autoridade. O fato da faixa da torcida da Ferroviária estar na frente da Prefeitura num sábado de manhã durante uma manifestação pacífica em defesa da ética e da transparência na política e na administração pública deveria ser fato de orgulho para torcedores e para a população araraquarense. Em Cidades onde a Administração Pública é lavada a sério, o Futebol cresce, o Volei cresce, o Basquete cresce, o atletismo cresce... a cultura... tudo vai melhor... aqui estamos na contra mão...

pessoal da tvARA presente na manifestação
estavam bem ao lado de onde aconteceu a situação da faixa
mais uma vez, poucos órgãos de imprensa apareceram

 veja o vídeo na íntegra...


Voltando ao partido novo... o OPA!... É o que digo: “opa!!! Aqui tem uma População que está ligada!!! Aqui NÃO!!! OPA!



....muito obrigado e até a próxima....

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

(Pronto) SOCORRO!!! e outros lembretes básicos



     O relatório abaixo foi entregue pelo SISMAR (sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região) à Promotoria de Justiça junto de outras graves denúncias envolvendo a Vigilância em Saúde de Araraquara. Vejam o relatório, observem as fotos e acompanhem o posicionamento das autoridades que deveriam proteger a População. Tirem suas próprias conclusões com as situações que vocês verão nesta postagem...




Araraquara, 27 de Outubro de 2009

Relatório de Vistoria – Pronto Socorro do Melhado

            Estivemos no Pronto Socorro do Melhado em 23 de Outubro para verificar problemas relacionados à presença de pragas urbanas e/ou situações que possam resultar nisso. Na vistoria observamos os seguintes itens:

Área externa:

 - Há mato alto beirando o alambrado dos fundos do PS e fundos do SAMU;
Orientação: manter faixa com cerca de 5 metros na parte externa do alambrado totalmente limpa. Se possível com grama sempre bem aparada ou na terra.

 - Todas as drenagens de águas pluviais (grelhas, tubos e ralos) são desprovidas de telas (tela tipo peneira de feijão);
Orientação: instalar ralos fixos nos tubos, grelhas nas calhas do piso e, nas grelhas e ralos externos, telas metálicas (tipo peneira de feijão).


 - Há tampas de caixas de inspeção danificadas e não calafetadas;
Orientação: efetuar manutenção constante de caixas e tampas de forma que elas não fiquem abertas ou sem calafetação.


 - Há tubos e conduites de eletricidade abertos;
Orientação: vedar as aberturas de tubos e conduites expostos na área externa com gesso ou massa calafetante de forma que não permitam o acesso de formigas, baratas e outros insetos.

 - Há descarte de luvas de procedimento no lixo comum, em local aberto;
Orientação: orientar e cobrar dos funcionários o uso adequado de E.P.I.s bem como o descarte correto de resíduos, não só os hospitalares.

 - A beira do rio que passa em frente ao PS está com mato alto, lixo, não possui calçada e há poucas árvores plantadas;
Sugestão: solicitar dos órgãos responsáveis as adequações necessárias para melhorar as condições das margens do curso d’água. Solicitar também a confecção de calçada (de preferência ecológica) e o plantio de árvores.

 - Não há telas de proteção contra insetos (telas milimétricas) em nenhuma abertura de vitrôs e janelas;
Orientação: instalar telas milimétricas em todas as aberturas de vitrôs, janelas e aberturas com as áreas externas, inclusive nos sanitários, salas de atendimento, depósitos...


 - Não há dispositivos de proteção na parte inferior das portas de acesso entre a área externa e interna (rodinhos);
Orientação: instalar rodinhos ou outros dispositivos capazes de vedar a parte inferior das portas de comunicação entre áreas internas e externas.

Áreas internas

 - A maioria dos armários estão colocados diretamente sobre o piso e encostados nas paredes, dificultando a limpeza e danificando os armários;
Orientação: providenciar estrados ou paletes de 25 a 30cm de altura, impermeáveis e em cores claras – conforme legislação sanitária – em número suficiente para colocar todos os armários, equipamentos e outros objetos, tirando-os do piso e facilitando a limpeza;

 - Boa parte dos ralos são desprovidos de sifão e quase todos estão com as tampas soltas e danificadas. Em alguns havia água parada e em diversos pontos foi possível sentir cheiro de esgoto;
Orientação: adequar a instalação de ralos, sendo que todos devem ser sifonados e dotados de tampa escamoteável (tipo abre/fecha). Por tratar-se de comunicação com a rede de esgotos, estes itens devem ser verificados e mantidos freqüentemente em perfeito funcionamento.

 - Há salas com caixas pelo piso, objetos e equipamentos armazenados sem organização e dificultando a limpeza;
Orientação: adequar o armazenamento de produtos, equipamentos, objetos e E.P.I.s de forma que não dificulte a limpeza e não comprometa a qualidade do que está armazenado. Sugerimos a aquisição de mais prateleiras e a construção de mais salas para este fim.

 - As estantes de prateleiras possuem a primeira prateleira muito próxima do piso, dificultando a limpeza;
Orientação: montar a prateleira da parte inferior com 25 a 30cm de altura do piso;

 - Há espelhos de tomada danificados, caixas de eletricidade abertas, conduites e tubos sem vedação e fios expostos;
Orientação: adequar os acabamentos da parte elétrica. Além da possibilidade de acidentes, estes espaços podem viabilizar abrigo e acesso para diversos tipos de insetos, principalmente baratas e formigas, grandes responsáveis por infecções hospitalares.

 - Os acabamentos ao redor das aberturas de condicionadores de ar estão mal executadas;
Orientação: adequar os acabamentos.

 - Em diversos pontos há infiltração na parte inferior das paredes, inclusive com descascamentos;
Orientação: limpar os locais onde há “bolor” com cloro, corrigir as infiltrações e efetuar reparos nos revestimentos das paredes danificadas

 - Sob as pias, tanques e lavatórios há problemas de infiltração, em alguns não foram executados os acabamentos (azulejos / rejuntes) e há falhas na instalação de sifões, havendo canos de esgoto abertos;
Orientação: limpar os locais onde há “bolor” com cloro, rejuntar entre as paredes e pias/tanques e adequar a colocação dos revestimentos sob as pias, tanques e lavatórios (azulejos lisos, claros, impermeáveis, laváveis e com rejuntes íntegros em toda a área que ocupam).

 - Há E.P.I.s e outros materiais armazenados sob pias, mesmo estas estando mofadas e sujas;
Orientação: adequar o armazenamento de produtos, equipamentos, objetos e E.P.I.s de forma que não dificulte a limpeza e não comprometa a qualidade do que está armazenado. Sugerimos a aquisição de mais prateleiras e a construção de mais salas para este fim.

 - Alguns ambientes são muito apertados para as atividades desenvolvidas (por exemplo, a farmácia e a sala de prótese dentária);
Orientação: construir salas adequadas para as atividades existentes (em conformidade com a
Legislação Sanitária vigente).

 - Algumas lixeiras estão sem tampa e outras não possuem acionamento por pedal;
Orientação: adquirir lixeiras em número suficiente e apropriadas ao tipo de atividade de cada sala. Pelo Código Sanitário as lixeiras devem possuir tampa acionável por pedal e estarem em boas condições de funcionamento e limpeza.

 - A limpeza geral do local não está apropriada para o tipo de atividades desenvolvidas.
Orientação: adequar a limpeza do local.

            A maior parte dos itens observados estão relacionados à manutenção e à organização dos espaços. Trabalhos de desinsetização e desratização somente são eficientes quando outros itens primários estão em ordem. O que observamos no Pronto Socorro é que através de medidas preventivas é possível se evitar problemas com pragas. Nenhum veneno para roedores, baratas e outros insetos será mais eficaz que as adequações no sistema hidráulico e a instalação de rodinhos e telas milimétricas.

            Os itens apontados como problemas estão em desacordo com o Código Sanitário do Estado de São Paulo e podem acarretar sérios problemas aos funcionários e usuários dos serviços.

            Lembramos ainda que o local onde está instalado o Pronto Socorro é uma área escorpiônica (escorpião amarelo – Tityus serrulatus) e, por ser beira de rio, também é um local muito viável para ratazanas e mosquitos.

            Todos os itens apontados foram fotografados (arquivo em CD entregue ao Instituto Acqua no P.S.) e cópias eletrônicas deste relatório serão enviadas ao à Gerência de Vigilância Epidemiológica, à Gerência de Vigilância Sanitária, à Gestora do Pronto Socorro e à CIPA.

            Esperamos poder contribuir na solução dos problemas e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.


                        Sem mais para o momento


                                     Equipe de Controle de Fauna Sinantrópica




     Tanto eu quanto o Marcelão temos plena consciência de que nossos problemas começaram com este relatório. Mas isto será discutido em outra postagem que já venho preparando.


     No lugar de se buscar alguma solução para os graves problemas apontados na vistoria, a Administração preferiu apurar quem poderia ter encaminhado o relatório à imprensa (saiu na capa do Jornal "O Imparcial"). O Sindicato fez encaminhamento ao Fórum para que alguma providência fosse adotada para garantir melhores condições de atendimento para População e melhores condições de trabalho para os funcionários e funcionárias de lá.


     Já em 2011, graças aos lamentáveis e sucessivos casos de assédio moral e perseguições ocorridos em várias áreas da Prefeitura e ao descaso das autoridades com o setor de Vigilância em Saúde, todo o caso do Pronto Socorro foi novamente levado ao conhecimento da 3ª Promotoria de Justiça de Araraquara da seguinte forma:






EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA PROMOTORA DE JUSTIÇA DESTA COMARCA DE ARARAQUARA/SP.




Digna Doutora Noemi Corrêa




                                               O Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região – SISMAR, entidade de representação profissional, neste ato representado na pessoa de seu diretor Presidente e advogado que ao final subscrevem, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelência, apresentar denúncia em face do Município de Araraquara, com sede na Rua São Bento nº 840, Centro, por conta de irregularidades praticadas pelo Ente Público especificamente no PRONTO SOCORRO MUNICIPAL “Amélia Bernardini Cutrale”, localizado na Avenida Eitor Bin s/ nº, na Vila Melhado, em detrimento ao adequado atendimento devido à população.

                                               Em outubro de 2009, em vistoria realizada por servidores da Vigilância Epidemiológica foram constatadas diversas irregularidades no tocante às condições ambientais do citado Pronto Socorro, onde foram feitos apontamento das irregularidades e orientações no sentido de saná-las.

                                               Os apontamentos da equipe foram colocados num relatório e seus anexos (muitas fotos), para evitar dispêndios com impressão, foram inclusos num arquivo eletrônico, o qual foi devidamente encaminhado, além do Instituto Acqua - solicitante da inspeção, a outros órgãos da municipalidade, dos quais providências também poderiam ser tomadas no sentido de se adequar as irregularidades verificadas. Os órgãos que receberam o relatório foram: a Gerência de Vigilância Sanitária, a Gerência de Vigilância Epidemiológica e a Cipa, vez que no local se ativam servidores do município, que também merecem a devida atenção no tocante ao seu meio ambiente de trabalho.

Não se sabe ao certo por intermédio de quem, mas o fato é que o documento acabou chegando ao sindicato, que por sua vez, já conhecedor da morosidade e inércia do Município em resolver problemas estruturais, tomou a iniciativa de enviá-lo à imprensa (Jornal O Imparcial), fato este que a Secretaria de Saúde decidiu atribuir à equipe que realizou a vistoria, o que afirmamos e reafirmamos que não foi.

                                               O Município denunciado instaurou sindicância para apurar como um relatório com inúmeras irregularidades conseqüentes da sua própria negligência teria chegado ao conhecimento da mídia, revelando à opinião pública o desdém da Administração para com a Saúde Pública.

                                               No mesmo passo, o Município se mostrou preocupado tão somente em descobrir o denunciante, mas não tomou qualquer providência para sanar as irregularidades apontadas na vistoria realizada em outubro de 2009, sendo fato que, naquele momento se justificou serem as deficiências deixadas pela administração anterior, contudo, atualmente no terceiro ano de mandato desta administração, inadmissível se faz a permanência das irregularidades constatadas no ano de 2009, mas que permanecem nas mesmas condições.

                                               Conforme salientado em outras denúncias encaminhadas a esta Douta Procuradoria se encontra na Coordenadoria da Vigilância Sanitária e Epidemiológica pessoa ocupante de cargo comissionado, sem qualquer qualificação específica para a ocupação do cargo, onde a persistência das irregularidades apontadas demonstra o total despreparo, negligência e descompromisso com a saúde pública como um todo. 
                                               Assim, diante da permanência e da gravidade das irregularidades latentes no Pronto Socorro “Amélia Bernardini Cutrale”, localizado na Vila Melhado, e principalmente da negligência por parte do poder público, a quem compete privativamente tomar as providências cabíveis e imprescindíveis à manutenção da salubridade sanitária naquele local, resta formalizada presente DENÚNCIA para que esta Douta Procuradoria, se entender pertinente, tome as providências cabíveis a findar as ilegalidades e negligências (por omissão) praticadas por parte da Administração do Município de Araraquara e principalmente no sentido de intervir com o objetivo de preservar a Saúde e o interesse público.

                                               Segue em anexo, arquivo eletrônico das fotos tiradas in loco, quando da vistoria realizada em outubro de 2009.

                                               Por fim, esta Entidade Sindical mais uma vez se coloca à disposição desta Douta Procuradoria Estadual para prestar quaisquer outros esclarecimentos que entender necessário.

Aproveitamos o ensejo para reiterar nossos protestos de elevada estima e consideração.

                                                             Atenciosamente,


VALDIR TEODORO FILHO
Presidente – SISMAR



ADRIANO HENRIQUE DE OLIVEIRA
OAB/SP nº. 254.846


Araraquara, 25 de julho de 2011.





     No final de Agosto, referente à denúncia encaminhada, o SISMAR recebeu o seguinte e-mail:



Mensagem original
De: Noemi Corrêa < NoemiCorrea@mp.sp.gov.br >
Para: sismarv@uol.com.br < sismarv@uol.com.br >
Assunto: Of. 144/11 Representação n. 336/11
Enviada: 30/08/2011 14:07



Araraquara, 30  de agosto de 2 011.



Of. n. 144/11
3ª Promotoria de Justiça de Araraquara

Ref.: Representação civil n. 336/11

Prezado Senhor,

Aproveitando a oportunidade para cumprimentá-lo, a fim de instruir a representação encaminhada a esta Promotoria de Justiça, solicito a Vossa Senhoria que no  prazo de trinta dias, a contar do recebimento deste, encaminhe provas de nenhuma medida foi tomada pelo gestor municipal para que fossem sanadas as condições de higiene precárias constatadas no Pronto Socorro Municipal “Amélia Bernardini Cutrale”, situado na Vila Melhado, nesta cidade no ano de 2.009

Sendo só para o momento, apresento a Vossa Senhoria meus protestos de estima e consideração.
                       
Atenciosamente,


Noemi Corrêa
3ª P.J. de Araraquara


Ilmo. Sr.
VALDIR TEODORO FILHO,
DD. Presidente do SISMAR
Rua Gonçalves Dias, n. 970, centro
14801-290 Araraquara (SP).



PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ARARAQUARA
RUA DOS LIBANESES Nº 1998 - FÓRUM
ARARAQUARA/SP - CEP 14801-425
PABX/FAX: (16) 3336-7077/8226



     De início, quando me mostraram o e-mail, fiquei muito preocupado, pois achei difícil encaminhar: "provas de nenhuma medida foi tomada pelo gestor municipal para que fossem sanadas as condições de higiene precárias constatadas no Pronto Socorro Municipal “Amélia Bernardini Cutrale”, situado na Vila Melhado, nesta cidade no ano de 2.009". Mas depois pensei: temos que cumprir exatamente isso. Temos que fazer uma nova vistoria com o mesmo padrão de qualidade do anterior. Acreditamos que é exatamente a População mais necessitada que será beneficiada diretamente com isso.


     Frente à determinação da Promotoria de Justiça de Araraquara, o SISMAR solicitou que eu os acompanhasse em uma nova vistoria no Pronto Socorro para apurar se as condições do local estavam "idênticas" ou se havia alguma melhoria, ou, quem sabe, piora no quadro. Na vistoria notamos que pouca coisa mudou e que o risco para trabalhadores e para usuários continua grande. Tire suas conclusões com o relatório que você pode ler abaixo:



Araraquara, 30 de Setembro de 2011



Relatório de Vistoria – Pronto Socorro do Melhado



            Estivemos no Pronto Socorro do Melhado em 23 de Setembro de 2011 para acatar pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Araraquara, Ref. Representação civil nº. 336/11 que através do ofício nº. 144/11 solicitava provas de que “nenhuma medida foi tomada pelo gestor municipal para que fossem sanadas as condições de higiene precárias constatadas no Pronto Socorro Municipal...” Para tanto faremos um comparativo entre as irregularidades observadas em 2009 e aquilo que foi apurado na presente vistoria.

Área externa:

2009 - Há mato alto beirando o alambrado dos fundos do PS e fundos do SAMU;
Orientação: manter faixa com cerca de 5 metros na parte externa do alambrado totalmente limpa. Se possível com grama sempre bem aparada ou na terra.
2011 - Foi realizada roçada recente, porem as condições não são satisfatórias sob o ponto de vista epidemiológico e sanitário.

2009 - Todas as drenagens de águas pluviais (grelhas, tubos e ralos) são desprovidas de telas (tela tipo peneira de feijão);
Orientação: instalar ralos fixos nos tubos, grelhas nas calhas do piso e, nas grelhas e ralos externos, telas metálicas (tipo peneira de feijão).
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



2009 - Há tampas de caixas de inspeção danificadas e não calafetadas;
Orientação: efetuar manutenção constante de caixas e tampas de forma que elas não fiquem abertas ou sem calafetação.
2011 – Apesar de algumas melhorias, o problema foi observado em diversas caixas.



2009 - Há tubos e conduites de eletricidade abertos;
Orientação: vedar as aberturas de tubos e conduítes expostos na área externa com gesso ou massa calafetante de forma que não permitam o acesso de formigas, baratas e outros insetos.
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



2009 - Há descarte de luvas de procedimento no lixo comum, em local aberto;
Orientação: orientar e cobrar dos funcionários o uso adequado de E.P.I.s bem como o descarte correto de resíduos, não só os hospitalares.
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



2009 - A beira do rio que passa em frente ao PS está com mato alto, lixo, não possui calçada e há poucas árvores plantadas;
Sugestão: solicitar dos órgãos responsáveis as adequações necessárias para melhorar as condições das margens do curso d’água. Solicitar também a confecção de calçada (de preferência ecológica) e o plantio de árvores.
2011 - Há indícios de que ocorreu uma roçada recente, mas só. A ausência de calçada e a falta de arborização permanecem inalterados.

2009 - Não há telas de proteção contra insetos (telas milimétricas) em nenhuma abertura de vitrôs e janelas;
Orientação: instalar telas milimétricas em todas as aberturas de vitrôs, janelas e aberturas com as áreas externas, inclusive nos sanitários, salas de atendimento, depósitos...
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.

2009 - Não há dispositivos de proteção na parte inferior das portas de acesso entre a área externa e interna (rodinhos);
Orientação: instalar rodinhos ou outros dispositivos capazes de vedar a parte inferior das portas de comunicação entre áreas internas e externas.
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



Áreas internas

2009 - A maioria dos armários estão colocados diretamente sobre o piso e encostados nas paredes, dificultando a limpeza e danificando os armários;
Orientação: providenciar estrados ou paletes de 25 a 30cm de altura, impermeáveis e em cores claras – conforme legislação sanitária – em número suficiente para colocar todos os armários, equipamentos e outros objetos, tirando-os do piso e facilitando a limpeza;
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.

2009 - Boa parte dos ralos são desprovidos de sifão e quase todos estão com as tampas soltas e danificadas. Em alguns havia água parada e em diversos pontos foi possível sentir cheiro de esgoto;
Orientação: adequar a instalação de ralos, sendo que todos devem ser sifonados e dotados de tampa escamoteável (tipo abre/fecha). Por tratar-se de comunicação com a rede de esgotos, estes itens devem ser verificados e mantidos freqüentemente em perfeito funcionamento.
2011 - Notamos que foram instalados ralos escamoteáveis, porém boa parte deles estão danificados e não ocorreu a instalação de sifão nos ralos. O cheiro de esgoto persiste.



2009 - Há salas com caixas pelo piso, objetos e equipamentos armazenados sem organização e dificultando a limpeza;
Orientação: adequar o armazenamento de produtos, equipamentos, objetos e E.P.I.s de forma que não dificulte a limpeza e não comprometa a qualidade do que está armazenado. Sugerimos a aquisição de mais prateleiras e a construção de mais salas para este fim.
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



2009 - As estantes de prateleiras possuem a primeira prateleira muito próxima do piso, dificultando a limpeza;
Orientação: montar a prateleira da parte inferior com 25 a 30cm de altura do piso;
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.



2009 - Há espelhos de tomada danificados, caixas de eletricidade abertas, conduites e tubos sem vedação e fios expostos;
Orientação: adequar os acabamentos da parte elétrica. Além da possibilidade de acidentes, estes espaços podem viabilizar abrigo e acesso para diversos tipos de insetos, principalmente baratas e formigas, grandes responsáveis por infecções hospitalares.
2011 - Algumas manutenções parecem terem sido efetuadas, mas ainda há muito por fazer quanto a este problema.



2009 - Os acabamentos ao redor das aberturas de condicionadores de ar estão mal executadas;
Orientação: adequar os acabamentos.
2011 - O problema se mantém completamente inalterado.

2009 - Em diversos pontos há infiltração na parte inferior das paredes, inclusive com descascamentos;
Orientação: limpar os locais onde há “bolor” com cloro, corrigir as infiltrações e efetuar reparos nos revestimentos das paredes danificadas
2011 - Esta situação está mais agravada e a edificação mais deteriorada.



2009 - Sob as pias, tanques e lavatórios há problemas de infiltração, em alguns não foram executados os acabamentos (azulejos / rejuntes) e há falhas na instalação de sifões, havendo canos de esgoto abertos;
Orientação: limpar os locais onde há “bolor” com cloro, rejuntar entre as paredes e pias/tanques e adequar a colocação dos revestimentos sob as pias, tanques e lavatórios (azulejos lisos, claros, impermeáveis, laváveis e com rejuntes íntegros em toda a área que ocupam).
2011 - Foram instalados sifões, o que diminuiu o problema do bolor, porém, a situação dos revestimentos e rejuntes permanece sem solução.



2009 - Há E.P.I.s e outros materiais armazenados sob pias, mesmo estas estando mofadas e sujas;
Orientação: adequar o armazenamento de produtos, equipamentos, objetos e E.P.I.s de forma que não dificulte a limpeza e não comprometa a qualidade do que está armazenado. Sugerimos a aquisição de mais prateleiras e a construção de mais salas para este fim.
2011 - conforme apontado no item anterior, o mofo diminuiu, mas o armazenamento inadequado permanece.

2009 - Alguns ambientes são muito apertados para as atividades desenvolvidas (por exemplo, a farmácia e a sala de prótese dentária);
Orientação: construir salas adequadas para as atividades existentes (em conformidade com a
Legislação Sanitária vigente).
2011 - A farmácia está em local mais amplo. A sala de prótese dentária permanece como era. Nenhum dos ambientes atende a Legislação Sanitária vigente.

2009 - Algumas lixeiras estão sem tampa e outras não possuem acionamento por pedal;
Orientação: adquirir lixeiras em número suficiente e apropriadas ao tipo de atividade de cada sala. Pelo Código Sanitário as lixeiras devem possuir tampa acionável por pedal e estarem em boas condições de funcionamento e limpeza.
2011 - O problema foi agravado pela falta de manutenção. Praticamente todas as lixeiras não possuem tampa.



2009 - A limpeza geral do local não está apropriada para o tipo de atividades desenvolvidas.
Orientação: adequar a limpeza do local.
2011 - Momentos antes da vistoria ocorreu um procedimento de limpeza em toda a edificação, portanto, em relação à vistoria de 2009, as condições de higiene eram melhores, por outro lado, foram observadas fezes de baratas e aves no interior do Pronto Socorro, fato que não foi observado em 2009.

            Diante do que foi observado, não podemos afirmar que “nada” foi feito pelo gestor municipal para que fossem sanadas as condições de higiene precárias constatadas em 2009, porém, podemos afirmar com muita certeza que o Pronto Socorro não atende a Legislação Sanitária vigente no estado de São Paulo e que suas condições continuam sendo fator de risco para usuários e funcionários. Acreditamos que seria pertinente que esta Promotoria requisitasse os relatórios de vistorias efetuadas pela Vigilância Sanitária em data anterior à vistoria efetuada pela equipe de controle de fauna sinantrópica em 23 de Outubro de 2009 e todas as vistorias efetuadas desde então apenas para averiguar se há discrepância entre os itens apontados. Tal sugestão se dá ao motivo de ser a Vigilância Sanitária o órgão responsável por vistoriar e pedir adequações no Pronto Socorro.

            Durante a vistoria encontramos também água parada em drenagens de águas pluviais e grande quantidade de mosquitos, fato que deveria ser relatado à Vigilância Epidemiológica.







            Voltamos a salientar que o local onde está instalado o Pronto Socorro é uma área escorpiônica (escorpião amarelo – Tityus serrulatus) e, por ser beira de rio, também é um local muito viável para ratazanas e mosquitos.

            Todos os itens apontados foram fotografados (arquivo em DVD entregue junto deste relatório à 3ª Promotoria de Justiça de Araraquara).

            Esperamos poder contribuir na solução dos problemas e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos.
  
                        Sem mais para o momento
  

                                                                       SISMAR


...O relatório acima fui eu quem fi, logo após a vistoria...em minha casa com meus próprios recursos. As fotos foram inseridas apenas para ilustrar e de forma aleatória e representam apenas uma fração do que foi encaminhado junto do relatório elaborado...



     De nada adianta que sindicatos, associações, cidadãos ou seja lá o que ou quem se preocupe e busque encaminhar demandas para a Justiça se seus representantes não tiverem a sensibilidade e a imparcialidade para apurar e buscar soluções rápidas para as demandas. A maior parte delas envolve o sofrimento humano. Em Araraquara notamos uma frequente diferença na apuração de demandas. Temos notícias de que quando as queixas são feitas contra o Sindicato ou contra trabalhadores, até mesmo por telefone, elas são rapidamente acatadas e rigorosamente apuradas, porém, quando envolvem o Poder Público ou autoridades a coisa é bem mais lenta e branda. Algo parece estar muito errado. Denúncias existem de longa data. Em 2009, antes dos casos de óbito por Dengue no Município, já foram feitas denúncias (uma delas relacionada ao Pronto Socorro) e até agora só vimos o agravamento dos problemas e um aumento significante nas perseguições e no assédio moral contra os funcionários mais rasos (como eu). No Ministério Público do Trabalho, mesmo com provas e testemunhos de diversas pessoas envolvidas,...


 - EM TEMPO - 


...ontem mesmo (26/10/2011) vi um homem chorando ao lado de sua esposa. Vi este homem chorando diante de pessoas que ele havia acabado de conhecer. Ele desabafava e contava sua vontade de trabalhar mais. De atender mais pessoas. De fazer mais. Ele chorava e contava coisas abomináveis ... era um médico queixando-se no Sindicato ...ele queria trabalhar e estavam dificultando... entendo bem o que é isso. Todos podem ter muita certeza de que entendo muito bem o que é isso. Vejo medo no olhar de muitos Servidores e Servidoras Municipais de Araraquara. Vejo desconfiança nos olhos das pessoas. Basta minutos de "prosa" com qualquer que queira escutar de forma imparcial e lógica, juridicamente possível e moralmente adequada tudo o que está se passando na Cidade e se tornará muito difícil qualquer resposta bem argumentada e plausível para os fatos. 


     No caso de confiança e respeito para com o Ministério Público do Trabalho, me coloco decepcionado. Pode ser por desconhecimento meu, mas sempre acreditei que o Procurador perceberia que não era só o meu emprego que estava em jogo. Sempre acreditei que alguém entenderia que o problema era uma arbitrariedade completamente ilegal contra um trabalhador e, graças a posição do Procurador em propor um TAC sem se manifestar oficialmente sobre os casos de assédio moral (que eu passo a chamar de: assédio político), logo depois da proposição do tal TAC, já com um bom atraso nos prazos legais, foi publicada minha demissão política. O Feiz (PP - cargo político sem conhecimento técnico e já vinha assediando funcionários há um tempo) pede abertura de processo. O Ricardo Santos (que é cargo político e defende os interesses do prefeito) rejeita o parecer do Procurador (funcionário de carreira que fez o possível para ser justo) que acompanhou todo o processo pela Administração e o prefeito (o prefeito) acata a decisão e parte para a imprensa para caluniar e mentir sobre os trabalhos sérios realizados pelo "sinantrópicos" de Araraquara e sobre mim. Voltando ao TAC... isso permitiu também que nada mudasse para os funcionários e que a Administração pudesse efetivar livremente seus abuso e arbitrariedades. O TAC (termo de ajustamento de conduta) soou quase como um presente para o Governo que, esperou a posição do Procurador para dar sequência aos seus mandos e desmandos. Depois da decisão do Procurador, fui demitido por justa causa, mesmo com um processo cheio de vícios  e totalmente abusivo. Logo após isso, mais 20 funcionários foram demitidos em 1ª instância e aguardam julgamento de um recurso administrativo para saberem que tipo de final de ano terão com suas famílias. Muitos processos de perseguição e grosseiros casos de assédio e desmoralização dos Servidores de carreira estão em curso, o sofrimento de famílias avança e não temos nada a fazer a não ser ter calma, paciência e aguardar a decisão da Justiça...


     Até quando o trabalhador e a População em geral vão esperar para terem seus direitos assegurados e para verem as Leis cumpridas? Qual o prejuízo causado nas vidas das pessoas pela falta de lógica e agilidade das autoridades? Enquanto não temos as respostas, ações sindicais são criminalizadas, trabalhadores são punidos ilegalmente e os políticos profissionais nadam de braçada com o aval de quem deveria defender o Povo... lamentável e triste... mas temos que ter medo até de quem teoricamente deveria nos proteger. Cada vez mais descrente, com mais preocupações e sempre acreditando que em algum momento tudo vai voltar ao normal...a loucura deste governo impopular passará e todos estaremos livres para pensar, para trabalhar, para ter diversão, ...


     O prefeito usou de horário supostamente pago para citar meu nome e mentir sobre o meu trabalho e sobre o que realmente aconteceu e acontece na Vigilância. No dia seguinte o Coordenador apelou e fez afirmações absurdas e maldosas sobre mim e sobre o trabalho da equipe. Tentei de várias formas pedir o material amigavelmente para o Magdalena. Não quiseram nem mesmo receber meu pedido. Tentei enviar por AR (Correios). Mesmo sendo uma concessão pública, informaram que só dispõe do material se for por via judicial. Fico muito consternado com esta postura. Fica muito difícil bancar estas coisas e um órgão de comunicação deveria impulsionar os debates e buscar as explicações e fazer valer seu poder de "informante" do Povo. Fico triste, pois até agora não consegui obter o material pelas vias legais, mas ainda bem que sempre tem alguém que grava de tudo... a Internet é incrível... 


... bem ... preciso fazer algumas considerações muito importantes: 


 - Há informações sendo propagadas sobre uma possível contratação minha por parte do SISMAR. Há comentários levianos na página do SIM!NEWS. Quero deixar bem claro que o SISMAR não me deu nenhum centavo desde minha demissão. Mantenho uma renda mais reduzida e desenvolverei formas apropriadas ao meu contexto para sobreviver aguardando alguma posição justa sobre meu caso. Mantenho minha conduta diante da situação. Uma das formas é este blog. Então vou repetir para os vagabundos e fofoqueiros de plantão: O SISMAR NÃO ME CONTRATOU E NÃO RECEBO OU RECEBI NADA DO SINDICATO. QUALQUER FDP QUE FIZER ESTA AFIRMAÇÃO TERÁ QUE PROVAR!


 - Servidores que respeito e admiro, com um posicionamento contrário ao próprio discurso, estão questionando o fato de eu estar inscrito na Chapa 1, que concorre nas eleições do SISMAR. Como minha demissão ainda trânsita na Justiça do Trabalho e o Sindicato é meu defensor nesta causa, mantenho meu vínculo sindical, o que basta legalmente para que eu concorra. Lamento demais o posicionamento adotado pela Chapa 2. Demonstram aceitar arbitrariedades do patrão se isso for conveniente aos seus interesses. Colocam em dúvida o caráter e a honestidade de diretores do SISMAR. Pessoas que eles conhecem de perto. Que deveriam na verdade estar juntos. Lamento a postura de amigos e amigas que estão aceitando as publicações difamatórias da Chapa 2. Não creio que todas as pessoas que participam democraticamente da chapa são solidários ao que alguns estão fazendo. Com clara e evidente participação ativa do PSTU local na chapa, a oposição defende a filiação imediata ao CSP - CONLUTAS. Valorizo muito as mobilizações do CSP - CONLUTAS e tenho grande simpatia pelo trabalho desenvolvido por eles, mas não vejo nenhum problema no sindicato ser independente e ativo e atuante como vem sendo o SISMAR em Araraquara. Vou encaminhar um texto ao CSP - CONLUTAS questionando se há conivência e concordância deles com os propósitos questionados na Justiça pela Chapa 2. Parece um movimento patronal. Dei uma estudada no  Estatuto do CSP - CONLUTAS e acho que a Chapa 2 está sendo muito contraditória.


http://cspconlutas.org.br/quem-somos/estatuto/


 - Ainda sobre a eleição sindical... o Magdalena está abertamente fazendo acusações e usando seus meios de comunicação de forma unilateral e autoritária. Defende claramente o interesse de seus patrocinadores e vem fazendo campanha contraria a chapa 1, da situação na eleição do SISMAR. Ele sugere uma renovação na diretoria. Qual o interesse dele nisso? Todos os Servidores e Servidoras sabem a forma como o Magdalena se refere a nós. Ofendendo nossas famílias e nos envergonhando em nossa Cidade, onde também pagamos impostos e moramos. Se ele está contra a Chapa 1, este já é um bom sinal. Ainda assim é bom salientar que está havendo uma grande renovação. Professores e lideranças entre os Servidores do DAAE e da Prefeitura consolidaram uma proposta forte e apartidária. Negamos qualquer gestão partidária no SISMAR e defendemos a independência do Sindicato. Obviamente que a conscientização dos Servidores é que pode fortalecer o Sindicato. Quanto maior o número de pessoas em condições de votar e participar das eleições, supomos ter uma evolução nos quadros. A Chapa 1 defende o fortalecimento do SISMAR e o apartidarismo como forma condicional para o enfrentamento hoje tão desigual com o Governo. A capacitação é fundamental. Fazer parte de movimentos grevistas, dos que dão e dos que, na visão de tolos, não dão certo, sempre é um desafio. Infelizmente Nem todos estão presentes nos enfrentamentos nas horas mais necessárias. Nem sempre você está disposto a defender seus interesses e você se contenta em alguém fazer isso pra você... muita gente não estava lá nem na conquista e nem na, ainda não concluída, derrota. E agora faz acusações muito sem propósito.


 - Sobre o polêmico NÃO!NEWS.... o boletim aleatório. Com textos, comentários, notas e postagens feitas no GRUPO do facebook "Frente de Defesa de Araraquara"



foi possível colaborarmos com a organização dos textos e com a conferência das provas. Tudo para que o Boletim não fosse leviano ou levasse informações falsas. Muita gente colaborou e foi deste esforço coletivo que o boletim foi levado às ruas. Apesar das contestações sobre a questão do "voluntariado", Todo o trabalho até agora foi voluntário e o mais importante: 


LIVRE, FRUTO DO LIVRE PENSAMENTO CONSCIENTE, BEM ARGUMENTADO E REFLETIDO...FRUTO DO MAIS PROFUNDO SIGNIFICADO DO TERMO
LIBERDADE DE EXPRESSÃO... 


Sei que para pessoas que fazem qualquer tipo de coisa somente visando ao lucro é difícil aceitar isso. Sei que para a maioria das pessoas acreditar que se faz algo só por se acreditar ser possível e ser possível ajudar uma boa causa também é difícil de crer. Sei que parece loucura, mas ainda há uma "meia dúzia de baderneiros" disposta a fazer o que quase todo mundo só faz com a bunda sentada na frente da TV ou do Computador... protestar. O NÃO!NEWS não é do SISMAR e tudo o que ele contém como informação, e isso é o que interessa, está disponível no próprio site da Prefeitura, nos órgão da Justiça, na imprensa, ou na internet (face / blogs) tudo já havia sido disponibilizado na Internet e para a imprensa sem nenhuma atenção dada... O mais importante no momento é o debate sobre a situação real das coisas. Contas...demissões... contratos... propagandas... terceirizações... transações financeiras e aventuras jurídicas... este é o debate que nasce com mais e mais força na Sociedade...






Obrigado e até a próxima....