sábado, 4 de agosto de 2012

De tudo um pouco (carne clandestina na merenda, greve, mentiras do governo) ou: A batata do governo assou na merenda

(mau) exemplo em cozinha de escola - falta manutenção


(mau) exemplo em cozinha de escola - falta manutenção

(mau) exemplo em cozinha de escola - ralo aberto
     Na terça-feira (31/07/2012) servidores e servidoras de diversas unidades da rede municipal de educação começaram a fazer contato com o SISMAR - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região informando que haveria ocorrido uma mudança na forma como as mercadorias estavam sendo entregues nas cozinhas de escolas e creches. Os relatos apontavam que as mercadorias estariam sem identificação e embaladas em sacos transparentes com o timbre de um supermercado. As pessoas relatavam também que as carnes vermelhas estavam escuras e com um odor estranho. O que nos chamou atenção foi o fato de que a forma como eram descritas as informações eram sempre as mesmas.

     Como temos percorrido a rede municipal por conta da greve dos professores pelo cumprimento da Lei Federal 11.738/08 (que o Município não quer respeitar), quando estávamos em alguma unidade em horário em que não eram manipulados alimentos, acessávamos os depósitos das cozinhas conversando com servidores e abríamos os frízeres e refrigeradores para verificar se as denúncias eram verdadeiras e para registrarmos provas e fundamentarmos melhor os documentos para os encaminhamentos necessários. Em nenhuma escola as merendeiras autorizaram nosso acesso ou nossa verificação dos frízeres. Nós apenas comunicávamos o motivo de nossa necessidade em checar as denúncias.
produtos clandestinos são encontrados em escola  municipal
produtos clandestinos são encontrados em escola  municipal

     Ao constatarmos a gravidade da situação na 4ª-feira e na 5ª-feira, procuramos algumas diretoras e orientamos que elas procurassem orientações da Vigilância Sanitária e do pessoal responsável pela merenda no Município. Nosso objetivo com isso era evitar que o Município perdesse a mercadoria e, assim, pudesse pleitear a solução do problema com o fornecedor, evitando um prejuízo para os cofres públicos e consequentemente para a População. Para nossa surpresa, recebemos denúncia de que as merendeiras estariam sendo orientadas a "consumir rápido" ou "usar logo" os alimentos.


     O objetivo deste trabalho não foi em momento algum inviabilizar a merenda ou prejudicar o atual governo.







     Os alimentos que eu verifiquei junto de muitas outras testemunhas, especificamente a carne vermelha, estavam com manchas escuras (fato visualizável nos vídeos e fotos) e com odor característico de início de putrefação. A única forma de garantir que eu e todas as outras pessoas que fizeram careta ao cheirar a carne e testemunharam a situação estamos errados, é enviar a carne para um órgão credenciado do governo para um laudo laboratorial oficial. Creio que isto seria mais do que necessário e basta isso para o Município provar sua tese de que a carne está boa para o consumo humano. O que está muito equivocado é o Secretário de Administração e de Negócios Jurídicos do governo atestar a qualidade destas carnes. Ele NÃO pode atestar isso! Outro equivoco é um agente administrativo da Prefeitura com cargo de gerência emitir opiniões técnicas sobre as mercadorias e se apresentar como Engenheiro de Alimentos do Município, mesmo tendo ele formação na área, isto está errado. O Município possui profissionais para emitir este tipo de laudo em seu quadro de servidores.

Salsicha sem procedência

entre as carnes sem procedência, pacotes de frigoríficos regularizados

Salsicha sem procedência

carnes com coloração escura


          Ao perceber que o caminho escolhido pelo governo foi o de mascarar ou esconder a situação, decidimos protocolar formalmente a denúncia na Vigilância Sanitária Municipal e levar cópia deste protocolo ao Ministério Público Estadual, para garantir que o governo não pressionaria o pessoal da Vigilância a também incorrer em algum erro.



     Como o governo preferiu mentir para a imprensa e para a sociedade no lugar de resolver a situação de forma "amigável", o nosso encaminhamento do caso à esfera da fiscalização só tornou a coisa muito mais burocrática e complexa para o próprio governo.




Quais são os procedimentos previstos em lei agora?




     De acordo com o Código Sanitário do Estado de São Paulo, Lei 10.083/98, artigo 122, incisos XI e XIII, produtos de origem animal sem identificação (etiqueta/rótulo) são considerados produtos clandestinos (sem os padrões de identidade, qualidade e segurança) e devem ser apreendidos/interditados e descartados. Isso não livra o município de outras sanções e penalidades legais.


     As condições físicas ou "características organolépticas" também devem ser observadas tanto pelo consumidor quanto pelos órgãos competentes por fiscalizar alimentos. Continuarei afirmando que tanto a coloração quanto o cheiro das carnes estavam alterados, o que também justificaria o descarte. 

embalagem rasgada de carne moída clandestina junto de carne devidamente embalada e identificada
Carne com manchas de coloração escura
frango clandestino

Salsicha clandestina

     Uma forma democrática e justa de sabermos toda a verdade e passar a limpo este grave fato seria convidar comissões aleatórias de pais e mães de alunos para dar a própria opinião sobre as carnes da merenda, assim eles também poderão verifivar que não há pão e que a qualidade dos hortifrútis está meio esquisita...




     Como tudo que é ruim ainda pode piorar, recebemos a denúncias de que servidores e servidoras estariam sendo obrigados a etiquetar os produtos às pressas e pressionados a manter silêncio sob o risco de retaliações e perseguições. Já temos a prova desta fraude, o que agravará ainda mais a situação da Secretaria de Educação. Exatamente na escola onde o Promotor do Ministério Público esteve e encontrou os produtos etiquetados temos um vídeo com tudo sem etiquetas, ou seja, tentaram enganar o Promotor, o que considero gravíssimo e um péssimo exemplo.


equipe técnica da Vigilância lavra documentos que confirmam as denúncias
Silêncio da secretaria de Educação e falsas denúncias do governo tentam esconder a gravidade da situação
Irresponsabilidade do governo causa crise na merenda escolar e preocupa pais
Ministério Público se pronuncia para a imprensa
Secretário demonstra nervosismo e tenta amenizar a crise, mas agora é tarde


     Peço ao PREFEITO e à todas as pessoas envolvidas neste caso (servidores, comissionados, imprensa e população) que se sensibilizem com esta situação e deixem as diferenças de lado para garantir a qualidade da merenda que é servida as crianças em Araraquara. Este foi desde o início o nosso objetivo que, como sempre, é confundido com questões políticas, partidárias ou pessoais.




     Cada pai e mãe ... cada cidadão e cidadã que escolha e apure qual versão dos fatos está com a verdade e com a justiça, descobrindo assim quais as intenções de cada parte aqui envolvida.




     Quanto aos professores que ainda não aderiram à GREVE, é triste ver que fatos como estes estão acontecendo e vocês estão recebendo elogios do secretário de Educação por estarem em sala de aula. Vocês serão os únicos culpados por qualquer fracasso nesta luta. Graças a vocês a Lei não será cumprida!










Escolham um lado. Só há duas escolhas a fazer:

01) Ou se juntam aos professores que entendem a importância deste movimento, do cumprimento da lei e do Sindicato que vem demonstrando defender com unhas e dentes o funcionalismo e os serviços públicos;

02) Ou se juntam aos que fraudam merenda, desrespeitam as Leis federais, mentem descaradamente para enganar o povo, sonegam tributos trabalhistas e oprimem os trabalhadores... homenageando assim o seu carrasco e abandonando seus irmãos.

...estas são suas opções.













     No desespero de desviar a atenção da imprensa e das pessoas, principalmente dos pais e mães que têm filhos na rede municipal de educação, o governo aplica de métodos muito reprováveis e que só demonstram sua falta de decoro e de preocupação com a coisa pública. Criaram situações mentirosas e terão de responder por isso. Temos todas as provas necessárias para desmascarar as mentiras do governo e de qualquer mercenário que sair em sua defesa... A situação que já era gravíssima, agora virou caso de polícia!

Vejam as fotos e o vídeo e tirem suas próprias conclusões...

     Na segunda-feira, dia 06/08/2012, mais uma série de graves denúncias vai aumentar o desespero do governo e vai tornar cada vez mais frágil a manutenção das mentiras.

     Aos meus amigos e amigas ... aos guerreiros que defendem o serviço público de qualidade e os direitos de servidores de toda a região, não se preocupem... temos filmado nossas visitas nas unidades... este governo terá que explicar muita coisa agora... nos B.O.s constam informações mentirosas. Em todos os locais fomos cordiais e educados. Os servidores nos recebem muito bem, afinal nos conhecem e confiam no nosso trabalho... Segunda-feira mais problemas baterão à porta da Administração: FRAUDE, DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA, CRIMES CONTRA A SAÚDE PÚBLICA, DESRESPEITO À LEI DE GREVE... E ISSO SÓ PRA COMEÇAR... A CEREJA DESTE BOLO VIRÁ COM A IMPUGNAÇÃO DO BARBIERI...



     Graças à intervenção do sindicato, a qualidade, a seriedade e o respeito devido serão dados à merenda escolar da rede municipal de educação. este é o papel de um sindicato cidadão. Com esta postura, o SISMAR garante também direitos trabalhistas de servidores, principalmente das diretoras e merendeiras de escolas e creches.


     Se você mora perto de escolas e creches e notar neste final de semana alguma movimentação estranha de veículos da prefeitura e muito entra e sai das unidades... CHAME A POLÍCIA, podem estar fraudando e maquiando os produtos clandestinos encontrados em toda a rede municipal de educação. Faça sua parte e exerça sua cidadania. Não engula esta merenda... ou melhor... esta fraude!


Obrigado e até a próxima....