quinta-feira, 14 de abril de 2011

DOCUMENTÁRIO 1ª parte

OS PROBLEMAS QUE NINGUÉM QUER VER... (...NEM MOSTRAR) (1ª parte)




IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. As filmagens foram feitas para uso nesta postagem. As pessoas que eventualmente aparecem nas imagens deram seus depoimentos e suas colaborações de forma absolutamente espontânea.Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem, vídeo ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.

Abertura

vídeo: Abertura, bastidores, trilha e tema do documentário
música: Se é samba que eles querem - Malditas Ovelhas!
     Bem, o trabalho tem sido muito pesado para conseguir manter em dia as postagens do Tavaintalado. Sem qualquer experiência em vídeo, afinal, nem máquina para fazer as filmagens eu tenho e meu PC já tem 7 anos, o que, para os vídeos ultra HD existentes hoje, não dá... Acabo fazendo da maneira que dá, mas sempre com muita dedicação e com vontade de passar informações úteis para vocês. O amadorismo das filmagens ficará latente. Por outro lado, isto também é o nosso objetivo. Não queremos absorver padrões estéticos já massificados do jornalismo ficção de hoje em dia. O que nos interessa é mostrar de fato o que há na Cidade e não fazer discursos ou vender ideologias tendenciosas. Cada um que reflita e chegue às suas próprias conclusões. O que saliento são as informações, as pessoas, os lugares e as mudanças que poderiam melhorar tais lugares e a vida das pessoas.

     09 de Abril de 2011, um sábado de sol tipicamente araraquarense, eu, Marcelão, Zambone e o Valdir rodamos alguns locais da Cidade das 9h da manhã à 1h da tarde. Neste curto espaço de tempo, consegui material suficiente para 4 ou 5 postagens. Além disso, moradores deram depoimentos de forma totalmente espontânea e demonstraram seus desejos em relação ao poder público. As imagens ficaram meio "Bruxa de Blair", mas são locais fáceis de chegar e são problemas que existem há muito tempo em Araraquara. Um dos objetivos é mostrar a realidade da Cidade e sugerir medidas simples de melhoria para a vida da População, outro é demonstrar que para se conhecer os problemas de qualquer que seja o bairro, município ou imóvel, é necessário uma investigação atenta e um conteúdo teórico, técnico e principalmente PRÁTICO sobre as abordagens sociológicas, antropológicas, sanitárias, ambientais, históricas e culturais possíveis e imagináveis. Tais abordagens, apesar de parecerem complexas e sinistras para a maioria das pessoas, dependem de 2 únicos e inseparáveis instintos / comportamentos humanos: vontade e amor. É por conta disso que, colocando dinheiro do bolso e contando com o apoio de amigos e de minha família, venho dando conta de construir este Blog.

     O Tavaintalado é e sempre será um instrumento de mídia independente e terá sempre um caráter investigativo, onde o alvo das investigações serão as relações entre a População, a Cidade, os políticos e as Políticas Públicas possíveis para cada situação encontrada.


     Saúde, Sociedade, Meio Ambiente, Política, Saneamento e Cultura terão seu espaço para os fatos aqui... acompanhe e opine...

Nesta edição, torno disponíveis os vídeos:

Abertura, bastidores, trilha e tema do documentário;

Desnível no Distrito Industrial (DENGUE);

Drenagem do Vitório De Santi I (DENGUE)

     Esta semana vocês poderão ver situações que já existem há décadas. Com o crescimento das áreas impermeabilizadas nos bairros, durante todo o ano, águas provenientes da drenagem urbana ficam empoçadas dando condições para o mosquito da dengue e para outras espécies também. São situações onde nada ou quase nada pode ser feito pelas equipes de controle e combate à Dengue. Mesmo notificadas exaustivamente, nada é resolvido pelas autoridades, o que revolta a população que, por sua vez, "desintala" nos funcionários da Saúde.

     No Distrito Industrial, próximo ao CECAP, um desnível de galeria já integra a paisagem local faz muito tempo. Empresas locais, cansadas das nuvens de mosquitos, acabam jogando produtos químicos na poça existente naquela região da Cidade na intenção de matar as larvas. Por outro lado, eu mesmo já estive em situações onde a água empoçada estava repleta de óleo e as larvas dançavam até com mais disposição. Mesmo que matasse as larvas, no final das contas, esta água contaminada vai parar num curso d'água, portanto causando prejuízo ambiental. Os trabalhadores e moradores próximos aguardam uma definição da Prefeitura sobre isto, e nós, do Tavaintalado, também.

vídeo: Drenagem do Distrito Industrial (DENGUE)
    Outra situação que incomoda muito os moradores do Jd. Vitório De Santi I é o problema da drenagem das águas pluviais e de drenagem urbana. Toda água do bairro escoa para a parte mais baixa e não tem para onde ir, ou seja, fica estagnada nas sarjetas e num terreno. Isto é assim desde que o bairro foi feito e, apesar de ser algo possível de se resolver, continua causando prejuízos à Saúde e Qualidade de Vida da População. Neste vídeo, além deste tema, temos o início dos comentários sobre a condição do entulho e do lixo depositados nas bordas das matas, linhas de trem, beiras de rios e áreas de preservação. Vamos esperar que as equipes da Prefeitura se manifestem e possam esclarecer aos moradores sobre as alternativas possíveis de serem executadas.

vídeo: Drenagem do Vitório De Santi I (DENGUE)
     Na próxima semana retrataremos a situação de várias áreas de preservação de Araraquara e teremos o depoimento de "carroceiros" que pedem urgência na construção de "bolsões de entulho" em vários bairros da Cidade. Em alguns pontos, a distância dos "Postos de Entrega de Volumosos" (PEVs) dificulta e torna cruel a atividade dos carroceiros, que acabam depositando seus entulhos em locais inadequados. Reprimir ou fazer parcerias?

Agradecimentos

     Quero agradecer (E MUITO): meus pais; minha esposa; meus parentes e amigos, todos que acompanham as postagens e colaboram cada um da sua maneira e quero agradecer principalmente meus amigos: Marcelo César Castageni, Marcos Zambone e Valdir Teodoro Filho (por toda a ajuda e solidariedade). Outro agradecimento muito especial vai para minha prima Adriana (pela paciência e pelo rango) e para o Eduardo Duda (pela paciência, pelos ensinamentos em edição de imagens e por todo o tempo que disponibilizou para me ajudar). Outro agradecimento especial vai para a rapaziada do Malditas Ovelhas!, uma banda que vi nascer aqui em Araraquara e que hoje está fazendo história na nossa querida e vizinha cidade de São Carlos. Viva a boa música!!! Valeu aos MO!: Zé, Du, Yrae e Bruno... Agradecimentos mais que especiais ao SISMAR - Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região - sempre incentivando as boas ações dos Servidores Públicos em benefício da População, isto é Sindicalismo Social. PARABÉNS!!!

Fatos lamentáveis

Fato 1
Durante a gravação deste documentário, funcionários do Combate à Dengue faziam uma atividade no Centro e passaram pela casa dos meus pais. Minha mãe atendeu e solicitou que aguardassem para que ela pudesse abrir toda a casa para a vistoria. Ao voltar não havia mais ninguém. Ainda assim, minha mãe foi até a calçada e notou que um grupo de funcionários estava já uns 15 metros, em frente a outra casa. Minha mãe chamou e, segundo ela, disse: "Moça, pode vir aqui, já está tudo aberto, pode olhar". A "moça", segundo minha mãe, perguntou: "Tem água parada aí?". Minha mãe respondeu: "Acho que não". E ainda insistiu: "Mas pode olhar, já está tudo aberto.". E a "moça" respondeu: "Não precisa não. Se num tem água, tá tudo certo." 

Tá na hora de algumas pessoas criarem vergonha!!!!

Fato 2
Segundo informações que recebi, um funcionário (com cargo) da Vigilância Epidemiológica, imprime todas as postagens que faço no Tavaintalado e disponibiliza para seu superior na intenção de acharem algo que possa me prejudicar ou comprometer junto à Prefeitura. Não me preocupo, afinal já conheço bem estes covardes. Por outro lado , discordo completamente do fato de estarem usando a impressora da Vigilância Epidemiológica para fazerem isto e fazerem isso em horário de serviço (devem ter muito tempo livre). Os textos são grandes e cheios de imagens, o que consome muita tinta. Solicito que façam seus joguinhos e palhaçadas sem o uso dos equipamentos de trabalho e não causando mais prejuízos do que já causam para os cofres públicos.

Tá na hora de algumas pessoas criarem vergonha!!!! (acho que este caso é perdido)

Fato inusitado

Fato 1
     Representantes da Saúde e da Vigilância estão adequando seus discursos à nossas postagens, o que demonstra interesse pelos assuntos e reconhecimento ao nosso trabalho. OBRIGADO!!!!

Obs.: todos os vídeos estarão disponíveis no youtube. Basta buscar por "tavaintalado".

Obrigado e até a próxima....

2 comentários:

  1. Com toda essa menção feita ao sindicato, ao Marcão e também á minha pessoa, fico suspeito para tecer comentários, mas nem por isso deixarei de fazê-los.
    1) Mesmo afastado (injusta, desnecessária e abusivamente) das suas atividades de Fiscal Municipal, você ainda continua sendo infinitamente mais útil à sociedade araraquarense que muitos ditos técnicos ou responsáveis pela Saúde Pública Municipal;

    2) Está nascendo um comunicador de talento e um veículo desprendido das picaretagens peculiares da Imprensa tradicional. Esse blog, aprimorando os seus recursos e, acima de tudo, mantendo essa abordagem da realidade como ela é, pode se constituir numa alternativa de se tomar conhecimento dos fatos na nossa cidade. Ou seja, quando quiserem saber dos fatos relacionados a essa temática (Saúde Pública, Saneamento e Meio Ambiente) terão que acessar o TAVAINTALADO.
    É isso aí, meu camarada. Parabéns pelo conhecimento e pela competência que vem demonstrando na produção de suas postagens.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, fico feliz por te ajudar de alguma forma, seja ela simples ou complicada, mas oque eu puder ajudar conte sempre comigo, estou à disposiçao. Abraço

    ResponderExcluir