sábado, 30 de abril de 2011

DOCUMENTÁRIO 3ª parte

OS PROBLEMAS QUE NINGUÉM QUER VER...
(...NEM MOSTRAR) (3ª parte)

     Caros Leitores e Leitoras do Tavaintalado, a correria desta semana me impediu de postar na , mas espero que esta postagem valha o atraso. Meu Processo Administrativo na Prefeitura está na reta final, o que tem tirado meu sono, me deixado muito angustiado, me dado dores de cabeça terríveis e muita indignação. A indignação será muito fácil de compreender com o relato que faço de coração para vocês.

     Certa vez, um cara cheio de sonhos e com a vontade de melhorar a Cidade (que havia adotado como a sua) resolveu propor algo simples, sincero e muito produtivo. Como este cara era um engajado e preparado funcionário público da área da Saúde e do Meio Ambiente, ele, junto de seus amigos de trabalho, logo nos primeiros dias de um novo e promissor governo, levaram para um dos líderes deste governo (um vereador) uma proposta onde cada rua, avenida, praça e imóvel desta Cidade seriam visitadas, vistoriadas e melhoradas. As pessoas seriam ouvidas. Tudo gradativamente, sem pressa, como em qualquer coisa bem planejada e executada com dedicação. Pela prática dos proponentes havia uma estimativa de que seria possível concluir a atividade em todo o Município em uns 2 anos, o que seria uma total transformação no perfil ambiental e epidemiológico desta Cidade. Ao contrário dos interesses gerais, os proponentes não queriam cargos, não queriam gratificações e nem vantagens pessoais, queriam apenas executar algo que melhoraria a condição de saneamento e, consequentemente, de vida das pessoas desta Cidade. O cara cheio de sonhos do qual falo no início, olhou bem nos olhos do vereador que recebeu tal proposta e disse: “Saiba que gostamos de nosso trabalho e desta Cidade. Tornamos esta profissão nossa escolha de vida. Temos paixão por nossa atividade. Sendo assim, nos comprometemos em executar uma boa tarefa para a População.”

     O tempo passou e nada de planejamento, nada de mudanças nas fórmulas já vencidas pelos problemas, nada de pessoas propondo soluções. Nada de respeito aos trabalhadores... Ao contrário, mantiveram-se e foram ampliados os benefícios e os cargos desnecessários. Novas práticas irregulares foram adotadas. Antigas irregularidades foram modernizadas. Causadores de problemas passaram a ser absolvidos e qualquer um que se colocasse contra as irregularidades deveria ser perseguido, calado, afastado e humilhado. Mesmo com todas as evidências, relatórios e estatísticas, nada, nada foi capaz de impedir o fracasso total e imperdoável deste governo. O pagamento de dívidas de campanha, pelo caráter que tem, cobra seu preço. Falta de conhecimento técnico. Falta de habilidades na lida com o RH, falta total de planejamento e tantas outras faltas passarão impunes. Sabem quem está pagando? Eu, você, nossas famílias e amigos... todos nós estamos sendo punidos. Uma morte lamentavelmente foi confirmada e, pelos rumores, outras serão. Quanto custa a falta de sensibilidade dos governantes e políticos profissionais? Até quando a População vai se manter calada diante de tanta podridão? Não conhecia a jovem que faleceu. Talvez tenha estado em lugares onde ela também esteve ou estava. Não conheço sua família. Mas devo dizer que quando fiquei sabendo da morte dela, chorei muito e lamento do fundo do meu coração que isto tenha acontecido. Gostaria de pedir a vocês que estão lendo isto que imaginem por alguns segundos alguém muito especial e imaginem a possibilidade de perder esta pessoa... se você não se emocionar com isso, você já pode se sentir um “ser não humano”, como os políticos têm demonstrado ser. Espero que meus sentimentos e orações possam chegar ao coração dos amigos e familiares desta moça e torço para que tentemos impedir que novas vidas sejam ceifadas pela incompetência administrativa reinante neste País. Será que será necessário exigirmos Leis que obriguem políticos e seus familiares a serem tratados pelo SUS e atendidos na rede pública de Educação? Obriga-los a andar em transportes coletivos? O que está havendo com os órgãos de fiscalização, direitos humanos e de Justiça? Os processos serão sempre contra funcionários? Mesmo quando não fizerem o menor sentido? A População mais carente de serviços é que deve ser penalizada?... Venho alertando há muito tempo... quando lidamos com a vida das pessoas não há espaço para incompetências e vagabundagens... reparo, graças à Internet LIVRE, um número crescente de pessoas percebendo que se expressar faz a diferença... proteste, grite, chore, denuncie, poste coisas realmente relevantes para o coletivo... mas por favor, seja humano, tenha sentimentos e saiba, desta vez não foi você, mas se nada for feito, quem garante que você não será o próximo a deixar seus familiares e amigos tristes e inconformados?

     Quando penso que poderia ter participado com o meu suor, ao lado de meus amigos e de outros funcionários motivados e comprometidos de uma tarefa simples e objetiva com vontade e dedicação e que interesses completamente opostos ao bem comum impediram... Quando penso que poderíamos não ter tido uma epidemia, um caso, uma febre, uma morte... Quando penso... quando penso... existo!... e isto é perigoso...

Democracia = governo do Povo para o Povo
(é mesmo? Cadê o Povo? Só no prejuízo!?)

     Esta semana, volto a pedir desculpas pelo atraso na postagem, mas é que o próximo Documentário está dando um trabalhão, mas ao menos, agora estaremos em bando... (e quando eu digo que essa moçada que está chegando tem uma outra visão do Mundo tem gente que duvida... vocês vão ver...). Os vídeos desta semana, por questões técnicas e problemas com aquela peça que se senta numa cadeira à frente do computador, os vídeos estarão sem edições... do jeito que foram feitos foram postados... é um formato de vídeos que queremos explorar também...


IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. As filmagens foram feitas para uso nesta postagem. As pessoas que eventualmente aparecem nas imagens deram seus depoimentos e suas colaborações de forma absolutamente espontânea.Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem, vídeo ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


     Continuando com os vídeos que integram o nosso 1º Documentário, teremos hoje casos bem distintos, ainda assim, todos relacionados ao saneamento da Cidade. Uma situação encontrada chega a ser engraçada. Um borracheiro fez uma limpeza em sua borracharia. Não sei se ele pagou alguém ou se foi ele mesmo. O fato é que, além de ter jogado uns 30 pneus numa mata, o borracheiro deixou um cartão de visitas... uma placa com seu telefone celular e o horário de atendimento. Eu sempre comento que é comum o lixo e o entulho conterem endereços, extratos bancários e até documentos das pessoas, basta procurar. Este é só mais um exemplo. O fato principal é que devemos tomar consciência de nossas obrigações com o Meio Ambiente. A degradação é acelerada e muitos ainda colaboram com a destruição. Precisamos reverter este quadro urgentemente. Neste documentário estamos mostrando como a própria População trata suas Áreas de Preservação. Vemos também que a falta de planejamento administrativo faz com que algumas coisas bem simples nunca sejam resolvidas... o desprezo pela periferia ainda é muito difundido. As agressões ao meio ambiente e a falta de estruturas adequadas e sustentáveis de saneamento acabam sobrecarregando o sistema de Saúde. Mortes evitáveis acabam acontecendo e todos tentam tapar o Sol com a peneira... mas na “Morada do Sol” é difícil esconde-lo...

Vídeo: pneus na mata-entulho em áreas de preservação

Meus amigos e companheiros de equipe “Torres” e “Marcelão” retiraram os pneus mostrados no vídeo nos dias 11 e 12 de Abril, logo após a gravação dos vídeos. Obrigado “Sinantrópicos”!!!!!

vídeo: situação da linha férrea no Jd. das Hortênsias

vídeo: água parada no Jd. das Hortênsias-limpeza e mutirão recentes

     Já o outro caso é bem menos engraçado e é muito sério é o mostrado nas margens dos trilhos da ferrovia do Jardim das Hortênsias. A empresa responsável e a Prefeitura não definem a limpeza, desta forma, quando não é o mato e o entulho é o fogo que prejudica a População. De acordo com informações que obtivemos no local, havia passado uma máquina limpando há uns 20 dias e havia ocorrido um arrastão da Dengue no dia anterior ao da filmagem, portanto em 08/04/2011, no entanto pode-se ver grande quantidade de objetos que podem reter água nas imagens. No Jardim das Hortênsias registramos a falta de zeladoria nos próprios prédios públicos. Mato alto, uma mal definida divisa com uma área de mata, lixo mal disposto, calçadas danificadas ... tudo o que infelizmente se tornou comum nos prédios públicos de toda a Cidade. Um casal de moradores deu seu depoimento e isto será exibido na próxima semana, onde voltaremos a questionar a falta de “bolsões de entulho” nos bairros onde mais fazem falta. A Cidade está um prato cheio para blogueiros e para a própria População tirar suas conclusões. Quando começamos a usar desenhos, bonecos, figurantes e cenários para podermos fazer nossas propagandas... uhhhh... será que está difícil mostrar as pessoas e os lugares!? Pois bem... continuaremos com nossa pouca estrutura e com nossa grande vontade de fazer a diferença. E você?




Obrigado e até a próxima....


conheçam o vídeo clipe da banda ex4 e o projeto "ex4 nas escolas"
é o espírito que parece estar surgindo nas novas gerações
para protestar é preciso estar atento, ter conteúdo
ex4 estimula o potencial dos jovens e adolescentes
faz pensar política, saúde, educação...
EU PROTESTO também!!!!!
parabéns ex4 pela música e pelo clipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário