quinta-feira, 7 de abril de 2011

fichas, roteiros e manuais


IMPORTANTE: Todo o texto foi elaborado por mim tendo por base minhas experiências profissionais na área de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. Os registros fotográficos também são de minha autoria. Quando houverem informações ou imagens de outras fontes, elas serão mencionadas. Não me oponho ao uso deste material parcialmente ou na integra para fins educativos ou para a confecção de trabalhos escolares, porém, por uma questão de respeito, peço que qualquer imagem ou trecho de textos retirados deste Blog mencionem o link:


Obrigado.



     Nesta postagem disponibilizarei alguns modelos de formulários e documentos importantes para o bom andamento das atividades de Vigilância em Saúde. São documentos .pdf muito úteis para Municípios que estão buscando aprimorar as atividades de fiscalização.Vários links recomendados ao lado direito das postagens levam à legislações e manuais oficiais, o que também pode nortear a aplicação de cada impresso disponibilizado nesta postagem. Coloco-me à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos quanto à forma de utilização dos papéis, porém, devo ressaltar que o principal da atividade consiste em atenção e vontade individual de executar uma boa vistoria, sendo assim, os papéis são apenas o complemento burocrático para um trabalho de fiscalização pautado sobretudo em educação.

     Para os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais e industriais que produzem alimentos, a ficha de inspeção disponibilizada serve como um "check list", ou seja, se o estabelecimento estiver de acordo com os itens abordados nesta ficha, dificilmente terá problemas com os consumidores, com a Vigilância e com sua própria imagem...

     É importante que a população conheça minimamente seus direitos. Cabe aí então, saber quais as exigências e as normas para que um estabelecimento esteja de acordo com a Vigilância e com as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. Já para os profissionais da área de Vigilância em Saúde, trata-se de obrigação estar atualizado com as Leis, saber aplica-las e saber ponderar cada situação. Daí a importância da capacitação contínua e da dedicação de cada agente envolvido no processo.

     Por se tratarem de "modelos", cada Município ou Secretaria deve analisar as possibilidades e adequações no uso destes documentos.


modelo de ficha de inspeção para manipuladoras de alimentos
modelo de termo de orientações
modelo de auto de infração
modelo de termo de intimação
modelo de folha para despachos


     Na próxima semana, com a ajuda de alguns amigos, tentarei produzir uma vídeo reportagem abordando temas importantes relacionados à saúde, meio ambiente, saneamento, sociedade e políticas públicas. Aguardem...


Antes de me despedir, uma coleção de links sobre a situação da Dengue em Araraquara e Região...


http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/03/28/mulher-morre-com-suspeita-de-dengue-em-araraquara-sp-924113579.asp

http://g1.globo.com/luta-contra-a-dengue/noticia/2011/02/araraquara-registra-mais-de-40-casos-de-dengue-em-24-horas.html

http://www.saocarlosagora.com.br/regiao/noticia/2011/03/29/16355/araraquara-confirma-520-casos-de-dengue/

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,7,343003,Cidades+intensificam+acoes+de+combate+ao+mosquito+da+dengue.aspx

http://videos.araraquara.com/videos/803/chapa-quente-8-dengue

http://videos.araraquara.com/videos/1472/combate-faro-fino-x-dengue

Obrigado e até a próxima....

Um comentário:

  1. Beleza, Marcelo.
    É com orientação e um pouco de boa vontade que o comerciante ou produtor de gêneros alimentícios podem evitar problemas para si e, o mais importante, evitar transtornos para a nossa saúde.
    O bacana é que, com esse rol de documentos, até nós passamos a ter noção daquilo que é necessário ter nos locais onde compramos ou consumimos os nossos alimentos.
    Valeu, Marcelo. Muito boa essa postagem.

    ResponderExcluir